O último número de 2020 da Revista Meta: Avaliação encerra o ano divulgando interessantes artigos de autores filiados a instituições em Espanha, Chile e Portugal. Esses artigos contemplam o portfólio utilizado em EaD como ferramenta possível para a formação de professores (HARADA, 2020) e também o microensino e a autoscopia como técnicas de formação de docentes (BERNÁRDEZ-GÓMEZ; BELMONTE; GALIÁN, 2020).
No âmbito do ensino superior, as boas práticas se voltam para a administração universitária e servem de referência como fator estratégico nesta administração (KING-DOMÍNGUEZ; AMÉSTICA-RIVAS; LLINAS-AUDET, 2020); a avaliação do engajamento no Ensino Superior dos alunos ingressantes é também focalizada (RIGO; MOREIRA; DIAS-TRINDADE (2020).
Os demais artigos, de autores que trabalham em instituições brasileiras, abordam, em seus estudos avaliativos, temas relacionados à área educacional como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), tratado por meio de uma revisão da literatura pertinente (SOARES; SOARES; SANTOS, 2020); o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), ao aferir o desempenho dos estudantes graduandos em Farmácia (OTT; BARON; COSTA, 2020); a avaliação de projetos pedagógicos de licenciatura em Ciências da Natureza (CHAVES; BIERHALZ; STOLL, 2020).
A avaliação da Capes, visando a pós-graduação, outra temática abordada no período 2013-2016, traz instigantes análises dos resultados dessa avaliação (MARQUES; VEIGA; BORGES, 2020), enquanto a avaliação da satisfação de alunos de pós-graduação em relação à utilização da base bibliográfica Sistema Internacional de Informação Nuclear, desenvolvida pela Agência Internacional de Energia Atômica, conclui com recomendação destinada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (NEGRI FERREIRA; ORLANDO FILHO, 2020).
Ao tratar das associações de artesanato de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, os autores oferecem um modelo de Avaliação Culturalmente Responsiva, elaborado e validado como resultante da associatividade (SALLES; PAIXÃO, 2020).
Finalmente, na seção Vale a Pena Conhecer, encontra-se uma produção do projeto de pesquisa Estado da Arte da Avaliação, desenvolvido no Mestrado Profissional em Avaliação, onde se analisa a pertinência dos artigos recuperados no banco de dados com referência à avaliação (AMORIM; VILARINHO; LEITE, 2020).
Sumário
Estudos e Artigos
| 
		
		 
												Andresa Sartor Harada									 
	 | 
	
		
		 
			826-847
		 
	 | 
| 
		
		 
												Abraham Bernárdez-Gómez,									María Luisa Belmonte,									Begoña Galián									 
	 | 
	
		
		 
			848-868
		 
	 | 
| 
		
		 
												Andrea King-Domínguez,									Luis Améstica-Rivas,									Xavier Llinas-Audet									 
	 | 
	
		
		 
			869-892
		 
	 | 
| 
		
		 
												Rosa Maria Rigo,									José António Marques Moreira,									Sara Dias-Trindade									 
	 | 
	
		
		 
			893-911
		 
	 | 
| 
		
		 
												Denilson Junio Marques Soares,									Talita Emídio Andrade Soares,									Wagner dos Santos									 
	 | 
	
		
		 
			912-932
		 
	 | 
| 
		
		 
												Joice Nedel Ott,									Miriam Viviane Baron,									Bartira Ercília Pinheiro da Costa									 
	 | 
	
		
		 
			933-955
		 
	 | 
| 
		
		 
												Letícia Leite Chaves,									Crisna Daniela Krause Bierhalz,									Vitor Garcia Stoll									 
	 | 
	
		
		 
			956-978
		 
	 | 
| 
		 
							A avaliação da pós-graduação no Brasil: resultados e determinantes da avaliação da Capes (2013-2016)
					 
		
												Cesar Augusto Marques,									Alinne de Carvalho Veiga,									Letícia Maria Correia Borges									 
	 | 
	
		
		 
			979-1003
		 
	 | 
| 
		
		 
												Sérgio Negri,									Ovidio Orlando Filho									 
	 | 
	
		
		 
			1004-1028
		 
	 | 
| 
		
		 
												Zvonimir Nincevic Salles,									Roberto Brazileiro Paixão									 
	 | 
	
		
		 
			1029-1058
		 
	 | 
Vale a Pena Conhecer
| 
		
		 
												Michelle Ribeiro Lage de Amorim,									Lúcia Regina Goulart Vilarinho,									Ligia Silva Leite									 
	 | 
	
		
		 
			1059-1080
		 
	 | 
	Revista Meta: Avaliação
